Criar um Site Grátis Fantástico
Introdução
Introdução

  Em todas as etapas da história da humanidade os avanços tecnológicos foram responsáveis por alterações em processos nos mais diversos campos da atividade humana e sempre trazendo consigo mudanças nas atitudes sócio-culturais dos povos.

  Entretanto os desenvolvimentos super acelerados da eletrônica, da tecnologia digital e dos microprocessadores neste século propiciaram avanços em praticamente todas as áreas do conhecimento, processos de produção, saúde, transportes, educação, formas de entretenimento, métodos de comunicação e troca de informação entre outros.

  O rápido desenvolvimento das redes de computadores associado aos avanços das telecomunicações, possibilitam a troca de informações em todos os níveis, sejam elas imagens, voz, gráficos ou textos. A comunicação em tempo real se tornou menos superficial e mais completa.

  A possibilidade de se obter qualquer tipo de informação em qualquer parte do planeta intensifica a relação entre os homens, possibilita seu desenvolvimento e, de certa forma, diminui suas diferenças. Quando a obtenção de informação se associa ao processo de aprendizagem esta afirmação se torna mais verdadeira. Quando passa a ser possível tornar relações não presenciais tão semelhantes às presenciais, esta tecnologia emergente começa a colaborar para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária.

  A solução da maioria destas limitações vem através do uso da educação a distância. Suas origens remotas nos mostram que a incapacidade de se aproximar o aluno do professor não poderia impedir o processo de difusão da informação. Historicamente o isolamento geográfico dos estudantes foi o principal estímulo ao desenvolvimento desta modalidade de educação, inicialmente realizada por correspondência, depois associada a outros meios como o telefone, a televisão, o videocassete, programas de computadores e mais recentemente através das redes de computadores, em especial a Internet.

  O principal objetivo do uso destes recursos tecnológicos sempre foi oferecer oportunidade às pessoas que se encontravam distantes dos centros de difusão de informação a condição de se capacitarem. Vencer as barreiras do tempo, do espaço e da falta de recursos financeiros.

  Percebe-se que os últimos avanços tecnológicos tornaram esta modalidade de educação mais confiável e mais acessível. A possibilidade de uma maior interação entre mestre e aprendiz criou condições para a realização de ensino e aprendizado em níveis próximos aos obtidos através das experiências presenciais.

  Vários esforços no sentido do uso desta nova tecnologia com este fim podem ser observados. Um grande número de instituições nacionais e principalmente internacionais, com tradição ou não no provimento da educação a distância, se lançaram neste caminho, experimentando programas de educação a distância através da Internet.

  A Internet, a grande rede mundial da informação, tem sido pouco aproveitada no Brasil para área da educação. Um país como o nosso de dimensões continentais, deve despertar para esta ferramenta de desenvolvimento cultural a qual hoje pouco se aproveita. Tomemos por exemplo os EUA, onde constatamos que até mesmo crianças que estão no ensino básico e médio já se utilizam de computadores sendo a Internet sua principal fonte de pesquisa em trabalhos e deveres escolares. A Internet no que diz a respeito a educação, passou a ser uma extensão da escola no lar americano. Se esta situação se aplica ao ensino básico e médio, imagine, pois em que estagio se encontra o ensino universitário!

  A implementação do ensino a distância tornou-se uma poderosa fonte de obtenção de conhecimento, o que permite a democratização do acesso ao conhecimento.



Partilhe esta Página




Total de visitas: 2639